Para visualizar este site você precisa atualizar a versão do seu navegador!
Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos

Sobre o CPTB

O Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos (CPTB) é um projeto pedagógico social que atua há mais de 15 anos em atividades de formação e difusão do teatro de bonecos, em apresentações de espetáculos e na realização de festivais e recriação de folguedos populares como: auto de Natal e o carnaval com bonecos gigantes. O CPTB, idealizado pelo grupo Inventor de Sonhos, foi criado em 2007 no distrito de Joaquim Egídio-SP, e foi atuante nas cidades de Amparo - SP e Campinas-SP, onde promoveu projetos coletivos e comunitários ligados ao setor cultural.

Dentre as diversas ações promovidas pelo CPTB duas merecem destaque:

1. A criação inédita no Brasil do “Vagão de Teatro de Bonecos”, um antigo vagão de trem da plataforma da Estação Cultura de Campinas-SP, que se transformou em um teatro de bonecos com exposição permanente de mamulengos, e foi sede do CPTB sob a curadoria de Sebastian Marques;

2. A criação da revista Barraca de Mamulengo que tem o objetivo de promover o acesso público, livre e gratuito de artigos que versem sobre o teatro de animação e, em especial, sobre o Teatro de Bonecos Popular Brasileiro, a qual teve sua 3ª edição lançada digitalmente no ano de 2020 em meio a pandemia de Covid-19.

Em 2019, de mudança para Santa Catarina, Sebastian Marques manteve o propósito de criar o Centro na região. O Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos (CPTB) e a Inventor de Sonhos inauguraram (de maneira independente) suas participações no carnaval de rua de Balneário Camboriú em fevereiro de 2020, com um desfile de bonecos gigantes.

Para a confecção dos bonecos a Inventor de Sonhos contou com um grupo voluntário de artesãs, colaborando com que fazem de melhor. Além de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que também participaram da oficina. A proposta da oficina do CPTB foi criar personagens e figuras com a identidade cultural da cidade. Foram construídos 8 (oito) bonecos gigantes com mais de 3m de altura cada.

Dentre as figuras homenageadas merecem destaque: a Maricota, personagem que compõe a brincadeira do Boi-de-mamão, Seu Maneca, representante dos pescadores do bairro da Barra (berço histórico da cidade) e a Dona Tereza da Cocada, uma simpática senhora que anda pelo centro da cidade puxando um carrinho e levando uma bandeja na cabeça, conhecida por sua voz e pelo bordão: “Olha a Cocada!”.

Oficina do Boi D'Água

A Inventor de Sonhos, em parceria coma Vila Mamulengo, inaugurou a sua participação cultural em Olhos D’Água no carnaval de 2022. O projeto surgiu para reinventar a tradição do Boi D’Água, expressão cultural local desaparecida há alguns anos, mas presente na memória dos moradores. Através de oficinas de arte resgatamos a brincadeira do Boi D'Água. Munidos de cores, sons, gestos e um grande exercício de improviso a brincadeira materializou a vontade da comunidade de poder expressar sua cultura, sua tradição, sua alegria, seus sentimentos.

Confira as imagens na galeria abaixo!

Boi D'Água

Oficina de Construir Sonhos

Alunos da Escola Geminiano Ferreira de Queiroz, Olhos D’Água, outubro de 2024.

Galeria de imagens

contato

endereço

Rua Rui Barbosa, Quadra 36, Lote 10, Olhos D'Água Alexânia, Goiás - CEP: 72935000

email

inventordesonhos@gmail.com

redes sociais

telefone/whatsapp

(62) 99311-9148